quinta-feira, 26 de julho de 2012

Componente Curricular: Matemática 1° Segmento EJA – 1ª FASE


PROPOSTA DE CONTEÚDOS

Componente Curricular: Matemática                                             1° Segmento EJA – 1ª FASE

CONTEÚDOS

 1.  NÚMEROS E OPERAÇÕES                     

 Número natural: conceito e representação

-­­­ Introdução ao conceito de número

·         Conhecimentos prévios do adulto sobre o número
·         Reconhecimento de números no contexto diário

Contagem e registro de quantidades

  • Aspectos da contagem
  • Estimar quantidades e construir estratégias para verificar a estimativa.
  • Identificar situações em que é apropriado fazer estimativas
  •  escritas numéricas
  • Escritas numéricas e o valor posicional

 Número natural: conceito e representação  -Organização do Sistema de Numeração Decimal
  Agrupamentos e trocas e sua representação

• Construir agrupamentos para facilitar a contagem e a comparação de grandes quantidades.
• Agrupar e reagrupar quantidades e realizar trocas, empregando uma regra de equivalência, inicialmente até a 4ª ordem e nas ordens subseqüentes progressivamente.

Operação com números naturais

Adição e subtração de números naturais

·         Construir, organizar e representar os fatos fundamentais da adição e da subtração, ampliando o repertório básico para o desenvolvimento do cálculo mental.
·         Utilizar o cálculo mental exato ou aproximado como previsão e avaliação da adequação dos resultados.
·          Identificar, a partir do cálculo mental, as seguintes propriedades da adição
·         Adição e subtração numa perspectiva de tratamento integrado
·         Adição e subtração de números naturais: o desenvolvimento do  Cálculo
·         Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema compreendendo diferentes significados da adição e da subtração com números naturais.
·         Reconhecer que diferentes situações-problema podem ser resolvidas naturais por uma única operação e que diferentes operações podem resolver uma mesma situação-problema.

-Multiplicação e divisão de números naturais

·         Multiplicação e divisão numa perspectiva de tratamento integrado
·         Multiplicação e divisão: o desenvolvimento do cálculo
·         Resolução de problemas explorando as idéias da multiplicação e divisão, fazendo uso de:
- Estimativa;
-Calculadora e arredondamento;
      - Cálculo mental

Utilização de jogos matemáticos



2. ÁLGEBRA E FUNÇÕES

·         Identificação de regularidades em seqüências numéricas
·         Identificação de regularidades em seqüências numéricas, de figuras e outras
·         Determinação do elemento desconhecido em uma igualdade matemática;
·         Resolução de problemas utilizando estratégias próprias.



3. GRANDEZAS E MEDIDAS

O conceito de Medida
·         O que é medir

Grandezas e suas medidas em unidades não decimais

·         Compreender que a medida envolve a comparação entre duas grandezas da mesma natureza e a verificação de quantas vezes a grandeza tomada como unidade de medida cabe na outra.
·         Comparar grandezas de mesma natureza e identificar unidades de medida através de estratégias informais.

Unidades padronizadas e não padronizadas de medida

·         O comprimento: medindo trajetórias e contornos
·         Principais instrumentos de medida
·         Principais instrumentos de medida


 Área: medida de superfície

·         Conceito de área
·         Cálculo de áreas de regiões retangulares e de outras regiões planas que podem ser transformadas em retangulares por meio de:
·         Utilização de folhas de papel quadriculado;
·         Atividade usando quadriláteros.


4. GEOMETRIA

Localização, caminhos e características das figuras no espaço

Descrição, interpretação e representação da posição de uma pessoa / objeto
no espaço, de diferentes pontos de vista.

Utilização de malhas ou redes para representar, no plano, a posição de uma pessoa / objeto.
Descrição, interpretação e representação da movimentação de uma pessoa / objeto no espaço e construção de itinerários.

·         Percepção de elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas
·         Ângulos que nos rodeiam: situações do nosso dia-a-dia:
      - os ângulos e os giros
- os ângulos e os cantos:
- ângulo reto.

·         A classificação e a descoberta de características das figuras
·         Significado da palavra polígono

·         Exploração de características de algumas figuras planas, tais como: rigidez triangular,  paralelismo e perpendicularismo de lados etc.
·         Identificar semelhanças e diferenças entre diferentes polígonos como os quadriláteros, os triângulos e outros.
·         Classificar polígonos como triângulos e quadriláteros, usando diferentes critérios e também as noções de retas paralelas e ângulo reto.




5. ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA

Coleta, sistematização e análise de dados

·         Coletar e organizar dados e informações.
       Construir registros pessoais para comunicar informações coletadas


Análise de dados

       Analisar fenômenos sociais e naturais a partir de dados quantitativos.

Tabelas e gráficos

·         Coletar e organizar informações em registros pessoais;
·         Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráficos de barra e de linha;
·         Gráficos pictóricos
·         Ser capaz de elaborar por escrito informações contidas em uma tabela ou
·         Gráfico e vice-versa;





Um comentário:

Shirley de Lima disse...

Seu blog é muito rico, um verdadeiro tesouro de conhecimento, senti-me muito a vontade e enriquecida. Obrigada por partilhar este tesouro.

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...