quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dinâmicas


Dinâmica do "O que você parece pra mim..."

Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com  objetivos  de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socialização de um determinado grupo.
Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.
Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor.  Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:
1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.

Dinâmica do Desafio
Objetivos: essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória. 
Material: Caixa de bombom enrolada para presente
Procedimento: colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa (no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar com ela quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? Inicia a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok? Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho de valsa com a ordem 'coma o chocolate'.

Dinâmica "Tiro pela Culatra"

Essa dinâmica é desenvolvida exatamente como a número 3 acima.  A única diferença é que ao invés de se dizer uma parte do corpo do colega da direita, deve dizer uma tarefa para que esse colega execute.

Quando todos tiverem escolhido a tarefa, Coordenador dá um novo comando:
_Cada pessoa deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o colega da direita.
É uma dinâmica bem engraçada e é muito utilizada como "quebra gelo”.

Dinâmica do Sociograma
Esta dinâmica é, geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os líderes positivos e negativos de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. É muito utilizada por equipes esportivas e outros grupos.
Material: papel, lápis ou caneta.
Desenvolvimento: Distribui-se um pedaço de papel e caneta para cada componente do grupo. Cada um deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no máximo 20-60 segundos, cronometrados pelo Coordenador da dinâmica. Exemplo de Perguntas:
1) Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo, quem você levaria dentro desse grupo?
2) Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem) pessoa desse grupo quem você escolheria?
3) Se você fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar 3 pessoas dentro desse grupo, quem você levaria?
4) Se você fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você eliminaria deste grupo?

Obs: As perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as perguntas não devem ser diretas para o fim proposto, mas em situações comparativas.
De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpreta-se os dados para utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas.
Autor: Desconhecido

Dinâmica do Emboladão
Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo.
Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.
O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda.
Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).
Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar.

O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta.
Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!
Obs: Pode ser feito também na água.

Dinâmica do Sentar-se no Colo
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes:
O coordenador propõe que o grupo fique de pé, de ombro-á-ombro, em círculo. Em seguida pede que todos façam 1/4 de giro para um determinado lado ficando em uma fila indiana (assim: xxxxxxxxxxxx), embora em círculo. Ao sinal o Coordenador pede que todos se sentem no colo um do outro e depois repitam para o outro lado. É bem divertido, causando muitos risos!

Dinâmica do "João Bobo"
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes e também pode ser observado o nível de confiança que os os participantes têm um no outro:
Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem próximos, de ombro-á-ombro, em um círculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve fechar os olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo totalmente rígido, como se tivesse hipnotizada. As mãos ao longo do corpo tocando as coxas lateralmente, pés pra frente , tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com a cabeça.
Ao sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira que confie nos outros participantes. Estes, porém devem com as palmas das mãos empurrar o "João bobo" de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perderá o equilíbrio e penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos devem participar ao centro.
Obs.: Pode ser feito também na água.

Dinâmica do Nome
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar outro ciclo de 1-8 pessoas.
Autor: Desconhecido

Dinâmica do “Escravo de Jó"
Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.
Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:
Os escravos de jó jogavam cachangá;
os escravos de jó jogavam cachangá;
Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)
1º MODO NORMAL: Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que repete duas vezes).
2º MODO: Faz a mesma seqüência acima só para a esquerda
3º MODO: Faz a mesma seqüência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
4º MODO: Faz a mesma seqüência acima em pé executando com um pé.
5º MODO: Faz a mesma seqüência acima com 2 toquinhos, um para cada lado.

Dinâmica da "Escultura"
Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade. 
2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa:
Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam estátua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar:
-estátua mais engraçada
-estátua mais criativa
-estátua mais assustadora
-estátua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.
Autor: Desconhecido

Dinâmica da "Sensibilidade"
Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo. Ainda com os olhos fechados, proibido abrí-los, vão tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer _Esta! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta novamente.

Obs.: Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos, joelhos, etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.

Dinâmica do "Mestre"
Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o advinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar. O adivinhador tem 2 chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.

Dinâmica do "Rolo de Barbante"
Em círculo os participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê ! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.
Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos como o Natal e festas de fim de ano. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e desejar feliz festa. Pode ser utilizado também o mesmo formato da Dinâmica do Presente.

Dinâmica do "Substantivo"
Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividí-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.
Autor: Desconhecido

Dinâmica da "Verdade ou Consequência?”
Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade. Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.

Dinâmica da “Qualidade"
Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.
Autor: Desconhecido

Dinâmica da “Pegadinha do Animal"
Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.
Obs.: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.
Objetivo: "quebra gelo" descontração geral.

ATIVIDADES




ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
1.    CLASSIFIQUE AS FRASES ABAIXO:
A)   O GALO CANTOU. __________________________
B)   O GALO CANTOU! __________________________
C)   O GALO NÃO CANTOU. ________________________
D)   CANTA GALO! ________________________________
E)   O GALO CANTOU? ______________________________

2.    CLASSIFIQUE OS ARTIGOS DAS FRASES
A)   UM CERTO DIA, ASSISTI A UMA PEÇA TEATRAL. ______________________________
B)   PEDRO COLOCOU OS OBJETOS E A BISCICLETA NO QUARTO __________________
C)   NA GELADEIRA TEM UNS TOMATES. PREPARE O JANTAR. _______________________

3.    PASSE AS PALAVRAS PARA O PLURAL
CRISTÃO__________________      BARRIL ______________     AZUL ________________
COLAR____________________      BOTÃO_______________    PANELA_______________
DOCE_____________________      MÁQUINA_____________

4.    LIGUE CADA PRONOME DE TRATAMENTO A PESSOA QUE ELE DESIGNA
VOCÊ                                                           REIS E RAINHAS
SENHOR                                                      MANEIRA CERIMONIAL
VOSSA MAGESTADE                                 MANEIRA RESPEITOSA
VOSSA SENHORIA                                     MANEIRA PESSOAL INFORMAL

5.    TROQUE OS SUBSTANTIVOS POR PROMONES PESSOAIS

              EU    NÓS    VÓS    ELE    ELA    LHE    MIM    SE    CONTIGO     CONOSCO
 




A)   A BOLA ROLA, ROLA...
B)   A BARATA DIZ QUE TEM UM SAPATO DE FIVELA
C)   MARCOS CHAMOU MARTA E SAIRAM



ATIVIDADE DE HISTÓRIA
1.    MARQUE AS ALTERNATIVAS CORRETAS
a)    AS SOCIEDADES AFRICANAS ERAM FORMADAS POR REINOS E ALDEIAS.
b)    MALI, SONGAI E CONGO SÃO REINOS AFRICANOS.
c)    AS MORADIAS TINHAM FORMATOS CIRCULARE COM BARRO, PALHA, CASCALHO E COM ANDARES.
d)    OS AFRICANOS CHAGARAM AO BRASIL ATRÁS DE TRABALHO.

2.    NUMERE O PERCURSO DA SAIDA DA ÁFRICA ATÉ A CHEGADA DOS ESCRAVOS AO BRASIL
LEVADOS PARA FEITORIAS NO LITORAL   
ERAM CAPITURADOS PELOS POMBEIROS 
EMBARCAVAM EM NAVIOS NEGREITOS
POUCOS CHEGAVAM AO BRASIL
3.    ESCREVA O QUE SE PEDE
a)    MORADIA DOS ESCRAVOS___________________________
b)    OBJETOS EXISTENTES NAS SENZELAS ________________
c)    ALIMENTAÇÃO DOS ESCRAVOS_______________________

4.    MARQUE AS OPÇÕES QUE DESCREVEM O TRABALHO NAS MINAS
a)    AS MINAS ERAM LOCALIZADAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
b)    TRABALHA NA ESTRAÇÃO DE OURO E DIAMANTE
c)    FICAVAM EM PÉ, COM AS COSTAS ENCURVADAS.
d)    CHICO REI COMPROU SUA LIBERDADE E A DO FILHO.
e)    FICAVAM HORAS COM ÁGUA ATÉ A CINTURA OU EM TUNEIS, MORROS.

5.    COMPLETE O PEQUENO TEXTO
O MOVIMENTO DA INCONFIDENCIA MINEIRA TEVE COMO PRINCIPAL LÍDER________________ QUE FOI MORTO _________________ E TEVE SEU CORPO ______________________________.
6.    FAÇA A CORRESPONDENCIA ENTRE AS COLUNAS
QUILOMBO                                                    FIM DA ESCRAVIDÃO 1888
LÍDER                                                            POVOADOS DE ESCRAVOS
LEI DO VENTRE LIVRE                                ZUMBI
LEI ÁUREA                                                    NASCIDO DE ESCRAVOS FICAVAM LIVRES


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
1.COMPLETE A TABELA
ESTADOS BRASILEIROS

CONTINENTE ONDE O BRASIL É LOCALIZADO

CAPITAL FEDERAL


2. MARQUE AS ALTERNATIVAS ERRADAS:
a) LIMITES INDICAM OS LOCAIS ONDE TERMINAM E COMEÇAM O PAÍS.
b) CANADÁ E MEXICO FAZEM LIMITES COM O BRASIL.
c) O BRASIL É O PAÍS MAIS EXTENSO DO MUNDO.
d) O MAIOR PAÍS DO MUNDO É A RÚSSIA.


3.  CIRCULE SOMENTE OS CONTINENTES DO PLANETA TERRA
ÁSIA                   ATLÂNTICO                AMÉRICA                 ÁFRICA              OCEANIA
PACÍFICO         EUROPA                    ÍNDICO              GLACIAL             ÁRTICO      ANTARTICO

4.LIGUE O RELEVO AS SUAS CARACTERISTICAS
PLANÍCIES                                                         FORMAS ONDULADAS
DEPRESSÃO                                                      ÁREAS BAIXAS
PLANALTO                                                           RELATIVAMENTE PLANO
5.COLOQUE C PARA CETO E E PARA ERADO

       FLORESTA AMAZONICA VEGETAÇÃO DIVERSIFICADA
       VEGETAÇÃO DIVERSIFICADA AO LONGO DO LITORAL É MATA ATLANTICA
       O CERRADO É COMPOSTO POR PLANATAS AQUÁTICAS
       VEGETAÇÃO ADAPTADA A SECAS CHAMA-SE DE CAATINGA



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

1.CIRCULE AS AFIRMATIVAS CORRETAS SOBRE O SISTEMA SOLAR
a) É COMPOSTO PELO SOL, PLANETAS E SATÉLITES
b) PERTENCE À GALÁXIA VIA LACTEA _ CAMINHO DO LEITE
c) É COMPOSTO POR 10 PLANETAS

2. ESCREVA NOMES DE PLANETAS DO SITEMA SOLAR
___________________             ______________________         ________________________
___________________             ______________________         ________________________

3. AS CONSTELAÇÕES SÃO CONJUNTOS DE ESTRELAS E RECEBEM NOMES CONFORME AS FIGURAS QUE FORMAM, PINTE O NOME DAS APRESENTADAS ABAIXO:
CRUZEIRO DO SUL          CAPITÃO           BALEIA              ESCORPIÃO
MESA                  CARRO                CÃO MAIOR


4. ESCREVA ATIVIDADES ONDE É UTILIZADA A ÁGUA COMO INSTRUMENTO PRIMORDIAL
______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

5. NUMERE AS FRASES OBSERVANDO O PROCESSO DE TRATAMENTO DA ÁGUA

        PASSA POR TANQUES ONDE RECEBE CAL E CLORO
        É LEVADA PARA RESERVATÓRIOS E É DISTRIBUIDA  
        É RETIRADA DOS RIOS E REPRESSAS

6.COLOQUE V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO

       ESGOTO É A ÁGUA COM IMPUREZAS
        ONDE NÃO EXISTE ESGOTO AS IMPUREZAS SÃO DESTINADAS A FOSSA
        O ESGOTO É TRATADO E A ÁGUA VOLTA PARA AS TORNEIRAS
        DEVEMOS CONSUMIR ÁGUA DE QUALQUER MODO, POIS ELA É SAUDÁVEL


Componente Curricular: Matemática 1° Segmento EJA – 1ª FASE


PROPOSTA DE CONTEÚDOS

Componente Curricular: Matemática                                             1° Segmento EJA – 1ª FASE

CONTEÚDOS

 1.  NÚMEROS E OPERAÇÕES                     

 Número natural: conceito e representação

-­­­ Introdução ao conceito de número

·         Conhecimentos prévios do adulto sobre o número
·         Reconhecimento de números no contexto diário

Contagem e registro de quantidades

  • Aspectos da contagem
  • Estimar quantidades e construir estratégias para verificar a estimativa.
  • Identificar situações em que é apropriado fazer estimativas
  •  escritas numéricas
  • Escritas numéricas e o valor posicional

 Número natural: conceito e representação  -Organização do Sistema de Numeração Decimal
  Agrupamentos e trocas e sua representação

• Construir agrupamentos para facilitar a contagem e a comparação de grandes quantidades.
• Agrupar e reagrupar quantidades e realizar trocas, empregando uma regra de equivalência, inicialmente até a 4ª ordem e nas ordens subseqüentes progressivamente.

Operação com números naturais

Adição e subtração de números naturais

·         Construir, organizar e representar os fatos fundamentais da adição e da subtração, ampliando o repertório básico para o desenvolvimento do cálculo mental.
·         Utilizar o cálculo mental exato ou aproximado como previsão e avaliação da adequação dos resultados.
·          Identificar, a partir do cálculo mental, as seguintes propriedades da adição
·         Adição e subtração numa perspectiva de tratamento integrado
·         Adição e subtração de números naturais: o desenvolvimento do  Cálculo
·         Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema compreendendo diferentes significados da adição e da subtração com números naturais.
·         Reconhecer que diferentes situações-problema podem ser resolvidas naturais por uma única operação e que diferentes operações podem resolver uma mesma situação-problema.

-Multiplicação e divisão de números naturais

·         Multiplicação e divisão numa perspectiva de tratamento integrado
·         Multiplicação e divisão: o desenvolvimento do cálculo
·         Resolução de problemas explorando as idéias da multiplicação e divisão, fazendo uso de:
- Estimativa;
-Calculadora e arredondamento;
      - Cálculo mental

Utilização de jogos matemáticos



2. ÁLGEBRA E FUNÇÕES

·         Identificação de regularidades em seqüências numéricas
·         Identificação de regularidades em seqüências numéricas, de figuras e outras
·         Determinação do elemento desconhecido em uma igualdade matemática;
·         Resolução de problemas utilizando estratégias próprias.



3. GRANDEZAS E MEDIDAS

O conceito de Medida
·         O que é medir

Grandezas e suas medidas em unidades não decimais

·         Compreender que a medida envolve a comparação entre duas grandezas da mesma natureza e a verificação de quantas vezes a grandeza tomada como unidade de medida cabe na outra.
·         Comparar grandezas de mesma natureza e identificar unidades de medida através de estratégias informais.

Unidades padronizadas e não padronizadas de medida

·         O comprimento: medindo trajetórias e contornos
·         Principais instrumentos de medida
·         Principais instrumentos de medida


 Área: medida de superfície

·         Conceito de área
·         Cálculo de áreas de regiões retangulares e de outras regiões planas que podem ser transformadas em retangulares por meio de:
·         Utilização de folhas de papel quadriculado;
·         Atividade usando quadriláteros.


4. GEOMETRIA

Localização, caminhos e características das figuras no espaço

Descrição, interpretação e representação da posição de uma pessoa / objeto
no espaço, de diferentes pontos de vista.

Utilização de malhas ou redes para representar, no plano, a posição de uma pessoa / objeto.
Descrição, interpretação e representação da movimentação de uma pessoa / objeto no espaço e construção de itinerários.

·         Percepção de elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas
·         Ângulos que nos rodeiam: situações do nosso dia-a-dia:
      - os ângulos e os giros
- os ângulos e os cantos:
- ângulo reto.

·         A classificação e a descoberta de características das figuras
·         Significado da palavra polígono

·         Exploração de características de algumas figuras planas, tais como: rigidez triangular,  paralelismo e perpendicularismo de lados etc.
·         Identificar semelhanças e diferenças entre diferentes polígonos como os quadriláteros, os triângulos e outros.
·         Classificar polígonos como triângulos e quadriláteros, usando diferentes critérios e também as noções de retas paralelas e ângulo reto.




5. ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA

Coleta, sistematização e análise de dados

·         Coletar e organizar dados e informações.
       Construir registros pessoais para comunicar informações coletadas


Análise de dados

       Analisar fenômenos sociais e naturais a partir de dados quantitativos.

Tabelas e gráficos

·         Coletar e organizar informações em registros pessoais;
·         Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráficos de barra e de linha;
·         Gráficos pictóricos
·         Ser capaz de elaborar por escrito informações contidas em uma tabela ou
·         Gráfico e vice-versa;





ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...